humaniza site

IMPORTAÇÃO

O que é importação?

A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. 

Veja como a HumanizaLog pode te ajudar!

ANTONOV

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE IMPORTAÇÃO

IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM
Normalmente, a ADQUIRENTE seleciona o fornecedor e a mercadoria a ser importada e entra em contato com a IMPORTADORA para que possamos proceder com todos os trâmites necessários que garantem o transporte e nacionalização no menor tempo e custo possíveis. Como temos regimes especiais de tributação de ICMS em alguns estados, ainda é possível que sua mercadoria nacionalizada através da Target tenha custos menores do que se nacionalizada diretamente pela sua empresa.
BENEFÍCIO FISCAL DE ICMS
Possuimos um regime especial de ICMS em alguns estados brasileiros, possibilitando a redução de custos das importações em diferentes situações, sendo uma delas a importação por conta e ordem de terceiros.
IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA
A importação por encomenda é um tipo de serviço em que a IMPORTADORA importa o material previamente acordado para a ENCOMENDANTE, que posteriormente fará a compra da mercadoria a ser importada. Neste processo, ambas empresas precisam estar habilitadas no radar e a relação entre elas é pactuada por meio de contrato previamente assinado e registrado na Receita Federal. A Importadora financia a operação, além de assumir todos os trâmites inerentes a importação do cliente através de sua própria estrutura. Mediante liberação aduaneira da mercadoria, ou seja, sua nacionalização, emitimos a nota fiscal de venda para a empresa ENCOMENDANTE, finalizando o processo.
TERCEIRIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO
A atividade de comércio exterior é complexa e repleta de legislações específicas que estão em constantes mudanças. Manter um departamento de comércio exterior dentro da sua empresa pode ser complicado e agregar custos operacionais desnecessários. A Importadora oferece a solução de outsourcing do departamento de importação, sendo responsável por todos os procedimentos inerentes à fluidez dos processos internacionais, desde o desenvolvimento do fornecedor internacional, passando por todas as etapas até a chegada da mercadoria no destino, adequando-se sempre às necessidades especificas de cada cliente. A Importadora pode descomplicar suas compras internacionais e aumentar sua competitividade.
CONSULTORIA DE IMPORTAÇÃO
Sua empresa gostaria de realizar importações, mas não tem experiência na área ou já importou e teve surpresas na chegada da mercadoria ao Brasil? A legislação aduaneira brasileira é realmente bastante complexa e se as importações não forem cautelosamente planejadas e operacionalizadas, podem incorrer custos e prazos fora dos esperados. A Importadora se dedica exclusivamente às negociações internacionais. Os trâmites inerentes às importações são nosso dia a dia e podemos ajudar sua empresa a usufruir das vantagens do mercado internacional sem dor de cabeça. Além disso, como nossa atividade fim é o comércio exterior, temos negociações especiais com agentes de fretes, armazéns, seguradoras, o que diminui o custo e aumenta a segurança das operações dos nossos clientes.
PESQUISA DE FORNECEDORES INTERNACIONAIS
Gostaria de importar, mas ainda não tem o fornecedor/produto adequado? A Importadora oferece o serviço de pesquisa de fornecedor internacional. Esse é o primeiro passo para um planejamento adequado das importações da sua empresa. Contamos com uma equipe de profissionais no Brasil e na China especializada em pesquisas internacionais. Com base nas especificações técnicas e comerciais enviadas pelo cliente, a Importadora trabalha para chegar nos fornecedores que tem as melhores condições de atendê-lo. Enviamos um relatório completo com as informações levantadas durante a pesquisa, realizamos um estudo de viabilidade e preparamos um pré-cálculo de importação, no qual é possível verificar o custo que o produto selecionado chegará no Brasil. Comprovada a viabilidade da importação, sugerimos a empresa cliente a contratação do serviço de gestão de recebimento de amostra.
GESTÃO DE RECEBIMENTO DE AMOSTRA
Após a pesquisa de fornecedores internacionais e o estudo de viabilidade da importação, sugerimos que o cliente receba uma amostra e veja fisicamente o produto antes de realizar uma primeira importação. A Importadora realiza todos os trâmites necessários para que a amostra chegue diretamente na sua empresa sem surpresas alfandegárias ou custos adicionais.
ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPORTAÇÃO
Produtos semelhantes podem possuir tratamentos administrativos e tributários diferentes. A correta análise do tratamento administrativo é essencial para a segurança das importações da sua empresa. A Importadora realiza uma complexa pesquisa para detectar as particularidades do produto a ser importado, se haverá necessidade de alguma licença especial, incidência de antidumping ou de outras medidas compensatórias. Em seguida, levantamos a carga tributária e despesas que incidirão sobre o processo de importação desde a saída de mercadoria da origem até sua chegada no destino. Apresentamos ao cliente um pré-cálculo de importação que contempla todos os custos envolvidos no processo e o custo total e unitário da mercadoria nacionalizada. Com essas informações em mãos, facilitamos seu processo de tomada de decisão.
AUDITORIA E INSPEÇÕES NA CHINA E EM OUTROS PAÍSES
Para atestar a qualidade do material importado, principalmente em importações vindas de fornecedores recém desenvolvidos, o cliente pode contar com o serviço de inspeção in loco. A Importadora oferece o serviço de auditoria e inspeções pré-embarque diretamente na fábrica ou armazém do fornecedor. Neste serviço são feitas as checagens de qualidade e conformidade com o pedido, oferecendo maior tranquilidade ao importador. Ao final da visita, um relatório é emitido e, caso haja inconformidade, é possível solicitar reparos e feedback ao fornecedor antes do embarque, evitando surpresas e custos adicionais na chegada da mercadoria ao destino. Quer saber mais sobre nosso serviço de auditoria e inspeção in loco? Entre em contato conosco para juntos analisarmos a modalidade de serviço que melhor se adequa à necessidade da sua empresa.
HABILITAÇÃO PARA IMPORTAÇÃO (RADAR)
Todas as empresas que atuam com importação e/ou exportação no Brasil precisam estar habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Esse registro permite o acesso ao Siscomex, sistema no qual se faz o despacho aduaneiro de importação ou exportação. O RADAR, administrado pela Receita Federal, controla as operações de comércio exterior no Brasil. A empresa requerente pode ser enquadrada em três submodalidades: expressa (até USD 50.000,00 por semestre), limitada (até USD 150.000,00 por semestre) e ilimitada (sem limite pré-estabelecido). A Importadora presta o serviço de habilitação do radar e segue os parâmetros necessários para rápida e eficiente análise das informações apresentadas, chegando a ter sucesso em deferimento no mesmo dia da solicitação.
INVESTIMENTO NA DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Sua empresa tem a oportunidade de distribuir uma linha de produtos importados? Que tal fechar uma parceria com uma empresa especializada em comércio exterior que terá muito a somar nas tratativas internacionais e gestão operacional e estratégica das importações? A Importadora pode investir seu know how e recursos financeiros para distribuição nacional de produtos importados. Acreditamos que, em sinergia, podemos crescer mais e mais rápido!
ADMISSÃO TEMPORÁRIA
A admissão temporária de bens é um regime aduaneiro especial que permite a entrada de certas mercadorias no país com finalidade e prazos específicos. Os tributos aduaneiros podem ser suspensos ou pagos parcialmente, havendo sempre o compromisso da reexportação. Essa modalidade de importação é muito utilizada para bens destinados à feiras, exposições, eventos esportivos ou culturais, dentre outros. Empresas importadoras podem também admitir temporariamente máquinas e equipamentos para testes e, caso o mesmo seja homologado, realizar sua aquisição e importação definitiva. Os casos de aplicação do regime aduaneiro especial de admissão temporária são específicos e bastante técnicos. O apoio de um profissional capacitado no assunto é essencial para que a empresa possa maximizar seus ganhos sem riscos.
ENTREPOSTO ADUANEIRO
Você sabia que é possível receber sua mercadoria importada e nacionalizá-la aos poucos? O regime especial de entreposto aduaneiro na importação permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado com suspensão do pagamento dos impostos incidentes para nacionalização. É possível remover a carga para um armazém em zona secundária, que normalmente tem custos mais baixos que os terminais de zona primária, e nacionalizar a carga aos poucos, conforme suas vendas vão acontecendo. A carga pode ficar armazenada nesta modalidade por até um ano, mas em casos especiais, a Receita Federal pode chegar a conceder mais um ano de prazo.